36 previsões para marketing de mídia social em 2026
Autor e Data
Tags
Parece que passou rápido demais, mas 2025 está quase no fim, o que significa que você provavelmente deveria planejar seu marketing para 2026 para garantir que está maximizando suas oportunidades.
Mas como planejar com tantas mudanças no horizonte? A IA, por exemplo, está mudando setores inteiros, mas, ao mesmo tempo, não está tendo o impacto esperado em outros. Óculos de realidade aumentada estão mais próximos do que nunca, com o lançamento dos wearables Display da Meta , enquanto a realidade virtual também está evoluindo rapidamente.
Isso terá grandes impactos no seu plano de marketing para 2026?
Para ajudar no seu planejamento, aqui estão 36 previsões para marketing de mídia social em 2026, analisando as principais áreas de foco de cada plataforma.
Aqui está o que espero ver vindo dos grandes aplicativos sociais
Apesar de perder o brilho e a posição de aplicativo mais popular, o Facebook continua sendo a plataforma social mais usada no mundo, com mais de 3 bilhões de usuários ativos. A plataforma faz parte da forma como muitas pessoas vivem e se conectam e, como tal, também é um fator fundamental para o alcance do marketing e para que suas promoções cheguem às pessoas certas.
E com suas ferramentas de anúncios de IA em evolução, isso está ficando mais fácil de fazer.
Aqui estão algumas coisas que espero ver do Facebook em 2026.
Ensaio sem algoritmo
Isso pode parecer uma história sem importância, e mais uma consideração que o Meta conseguirá contornar. Mas, no início deste mês, um tribunal holandês decidiu que o Meta deve fornecer uma opção mais acessível e permanente para os usuários optarem por não receber mais notícias algorítmicas , alternando-as para uma linha do tempo puramente cronológica.
O que a Meta quer evitar, porque o uso de seus aplicativos invariavelmente diminui se não usar o algoritmo para destacar conteúdo relevante para cada usuário. O Facebook também se beneficia muito dos Reels, que são recomendados aos usuários e destacados nos feeds, e sem a capacidade de exibi-los, isso terá grandes impactos no engajamento do público.
Mas se isso for mantido (a Meta vai apelar da decisão), isso pode nos dar o primeiro teste em larga escala do que acontece se a amplificação algorítmica for removida e o impacto que isso tem não apenas no uso, mas também na polarização, angústia e desacordo provocados pela exposição nas mídias sociais.
Os algoritmos visam destacar tudo o que gera engajamento, e a melhor maneira de obter uma resposta dos usuários de mídia social é evocar medo, raiva ou alegria. Assim, os algoritmos efetivamente incentivam editores e criadores a publicar conteúdo que desperte esse tipo de resposta, o que, sem dúvida, tem um grande impacto em nosso consumo mais amplo de informação.
E quando você também considera que o Facebook é uma fonte importante de notícias para muitos usuários , esses incentivos sem dúvida influenciam as decisões de publicação em um grau significativo, gerando mais ódio e divisão em prol do desempenho.
O que acontece se esse incentivo for removido?
Não creio que esta seja uma solução para os muitos males do ciclo de notícias moderno, mas acho que vale a pena experimentar e, se a decisão do tribunal holandês se mantiver, poderemos muito bem obter exatamente isso.
E você pode apostar que muitas regiões também estarão observando para ver se a remoção dos algoritmos terá algum impacto nos comportamentos de consumo de notícias e seus impactos mais amplos como resultado.
Esse é um elemento que deve ser monitorado, porque suspeito que muitos estejam procurando respostas sobre o porquê de nosso sistema de informações estar tão quebrado e, mesmo que a decisão seja apelada, mais regiões ainda podem considerar iniciativas semelhantes.
Integração com Horizon Worlds/foco em avatares
A Meta realmente quer fazer do metaverso uma realidade.
Sim, o metaverso ainda é uma meta de longo prazo para Zuck e companhia. Ele pode ter ficado magoado quando as pessoas criticaram sua imagem da Torre Eiffel , e o Meta pode ter optado por suavizar a conversa sobre o metaverso devido à recepção negativa e mudado seu foco para IA.
Mas o metaverso habilitado para VR ainda está no radar de longo prazo da Meta e, como tal, você pode esperar ver mais integrações relacionadas ao metaverso em seus aplicativos daqui para frente.
Mas em vez de se envolver com demonstrações chamativas de produtos que não refletem a realidade, a Meta vai adicionar discretamente mais recursos que eventualmente contribuirão para sua experiência digital expandida.
Nessa frente, você pode esperar ver a integração constante de recursos vinculados ao ambiente social Horizon Worlds VR, incluindo mais maneiras de usar seus avatares do Facebook e Instagram em seus aplicativos.
Espere também obter mais maneiras de “visitar” experiências do metaverso a partir desses aplicativos, como vídeos e jogos interativos, com o Meta buscando permitir que os criadores de RV mostrem seus mundos de maneiras totalmente novas.
A Meta também busca tornar a criação de RV mais acessível, com prompts de IA conversacionais que agora permitem que qualquer pessoa gere um ambiente de RV simplesmente falando e o criando.
E à medida que a próxima geração de usuários envelhece e sai dos ecossistemas de mundo aberto do Roblox/Minecraft/Fortnite, onde eles conduziram grande parte de suas atividades sociais de desenvolvimento, esses tipos de experiências interativas serão uma progressão lógica para experiências sociais mais envolventes e imersivas.
Pode não ser o futuro imediato, mas espere que a Meta continue plantando sementes que encorajarão os usuários a interagir com elementos relacionados ao metaverso.
Imagens capturadas por meio de óculos serão aprimoradas
Os óculos inteligentes da Meta, equipados com câmera e agora habilitados para IA, se tornaram um grande sucesso para a empresa e, com seus novos óculos Display também em circulação, a Meta buscará aumentar a adoção como um meio de gerar mais oportunidades para a expansão de seus produtos conectivos.

De fato, Mark Zuckerberg expressou sua ambição de ver os óculos digitais substituírem os celulares como nosso principal dispositivo de conexão, com modelos em constante evolução facilitando experiências totalmente novas e tornando o Meta uma parte maior de nossa experiência cotidiana.
E se a Meta conseguir que mais pessoas usem seus óculos, isso ajudará a consolidar suas ferramentas como a melhor opção, em meio à crescente concorrência no setor. Assim, espero que a Meta dê mais ênfase ao conteúdo criado por meio de seus óculos de IA, como forma de atrair mais pessoas interessadas em comprar os seus.
Quanto mais úteis os óculos forem, mais pessoas os comprarão e, com uma gama crescente de conteúdo de vídeo sendo capturado por esses dispositivos, a Meta agora tem uma biblioteca crescente de conteúdo para exibi-los.
Espere ver as capturas de histórias feitas por meio de óculos aparecerem com um anel de cor diferente e também novas marcas d’água de óculos nas miniaturas de vídeo, já que a Meta busca mais maneiras de anunciar seus dispositivos por meio desse material.
É uma oportunidade importante para a Meta vender mais unidades e, quanto mais pessoas comprarem, mais forte será sua posição no mercado de wearables.
Pesquisa de produtos no Meta AI
A Meta anunciou recentemente que usará suas consultas Meta AI em seu sistema de segmentação de anúncios , o que lhe dará muito mais insights para segmentar seus anúncios.
Isso também apresentará oportunidades significativas para promoções de produtos específicos, com base em consultas relacionadas ao produto e, por isso, espero ver a Meta buscando estimular mais atividades relacionadas a compras dentro de suas ferramentas de IA.
A empresa já está caminhando nessa direção, com a adição de chatbots de IA que podem ser usados em sites externos , com as informações dessas conversas retornando ao Meta para serem usadas em segmentações de anúncios mais específicas.
Basicamente, quanto mais consultas de produtos o Meta puder gerar, mais direcionados seus anúncios se tornarão, e sem dúvida ele buscará mais maneiras de levar as pessoas a pedirem mais informações sobre produtos às suas ferramentas de IA.
Em uma frente relacionada, a Meta também está procurando integrar anúncios diretamente em suas respostas de IA como outra opção de exibição de anúncios.
Muito do valor aqui depende do uso da IA da Meta, mas a Meta diz que seu chatbot de IA é o mais usado no mundo e, quanto mais pessoas o utilizarem, mais informações ele terá para aprimorar em seus sistemas de anúncios.
Destaques de amigos
Mais ou menos a cada ano, o Facebook parece se esforçar para fazer com que as pessoas compartilhem mais atualizações pessoais no aplicativo e “voltem às suas raízes” como uma plataforma de engajamento social.
Isso não tem sido muito eficaz nos últimos tempos, pois as pessoas mudaram seus comportamentos de engajamento on-line, mas espera-se que o Meta continue tentando expandir esse ângulo e buscando mais maneiras de fazer com que as pessoas interajam com amigos e familiares, como forma de manter o valor do aplicativo.
Meu palpite sobre o próximo experimento do Facebook nessa frente será um painel de destaques de amigos no fluxo, que mostrará quais de suas conexões, ou conexões estendidas, compartilharam novas atualizações recentemente.
O Facebook já mostra quando as pessoas no seu histórico de pesquisa postaram novas atualizações, e isso é essencialmente a mesma coisa, mas com um painel de destaque dedicado que aparecerá conforme você rola a tela, solicitando que você confira as últimas atualizações de pessoas que você conhece.
A preocupação do Facebook é que, à medida que mais pessoas acessam a plataforma para os Reels, isso reduz sua proposta de valor única e, por isso, eles querem reiterar que o Facebook é o lugar onde você se conecta com as pessoas mais importantes da sua vida, e é por isso que ele continua importante.
Exibir atualizações de amigos, entre o fluxo de Reels, pode ser outra maneira de fazer isso.
Perfis de IA
No início deste ano, relatos sugeriram que a Meta estava explorando a possibilidade de integrar milhões de perfis com tecnologia de IA em seus aplicativos , que então interagiriam e se envolveriam como se fossem pessoas reais.
Parece uma proposta arriscada, já que a reação negativa pode ser significativa se o Meta errar. Mas também faria muitos usuários do Facebook se sentirem melhor, dando-lhes aquela dose de dopamina do reconhecimento, por meio de curtidas e comentários, em suas postagens.
Então o Facebook realmente fará isso?
Suspeito que o Meta já esteja testando isso em algum grau e que os perfis de IA se tornarão mais proeminentes com o tempo e contribuirão para aumentar os comportamentos de engajamento no aplicativo.
Se elas se tornarão avassaladoras e extremamente óbvias é outra questão, mas acho que a Meta está interessada em explorar a capacidade de suas personas com tecnologia de IA e se elas podem efetivamente se passar por pessoas reais e gerar mais atividade.
O Instagram se tornou recentemente o terceiro aplicativo com 3 bilhões de usuários do Meta (depois do Facebook e do WhatsApp) e continua a se consolidar como uma plataforma de conexão essencial para muitos usuários.
E apesar do IG tirar a maior parte de sua “inspiração” de plataformas concorrentes, isso provou ser uma estratégia bem-sucedida, ajudando a garantir que ele permaneça relevante, mesmo diante da concorrência.
No entanto, ao mesmo tempo, o IG não foi radicalmente inovador e só evoluiu com base em tendências mais amplas.
Isso mudará em 2026?
Gerenciando a onda da IA
Embora a Meta esteja muito interessada em avançar com suas ferramentas de IA e permitir que os usuários gerem seu próprio conteúdo de IA, isso também traz problemas em termos de representações falsas, deturpação, abuso de propriedade intelectual e muito mais.
Na verdade, esse tem sido um dos principais pontos de venda iniciais do novo aplicativo Sora da OpenAI , dando aos usuários a capacidade de se inserir em filmes e programas de TV de Hollywood, embora editoras e detentores de direitos já estejam reagindo e buscando impor restrições ao uso de tais representações em gerações de IA.
O Instagram também enfrentará muitas das mesmas preocupações, já que os usuários buscarão republicar e compartilhar conteúdo de IA lá, enquanto o IG também terá que melhorar suas medidas de rotulagem e transparência para combater a crescente onda de conteúdo de IA.
Já vimos o Meta implementar mais medidas para combater golpes de “isca de celebridades” , em que representações de pessoas famosas são usadas para promover produtos sem o seu consentimento. A geração de IA só vai agravar isso, enquanto quanto mais o Instagram se afastar do conteúdo gerado por humanos, mais, suspeito, as pessoas perderão o interesse.
Dessa forma, espero ver uma aplicação mais rigorosa da rotulagem de IA e mais ações para abordar o uso de representações de IA.
Aberto para bobinas
Você pode gostar do Instagram como ele é, abrindo o feed principal, com os Stories no topo, mostrando as últimas postagens de imagens dos perfis que você segue.
Mas isso não condiz com a forma como as pessoas usam o aplicativo atualmente.
Os Reels agora representam 50% de todo o tempo gasto no aplicativo e, com os Reels desempenhando um papel tão importante no engajamento do Instagram, faz sentido que o IG pelo menos considere abrir os Reels como foco principal.
Que já está sendo testado com usuários selecionados na Índia .

Isso vai se tornar um teste mais amplo e, novamente, dado que os Reels geram muito mais engajamento, suspeito que isso dará bons resultados e que o Instagram buscará dar a mais pessoas a opção de abrir um feed do Reels, mais parecido com o TikTok.
É uma aposta bem segura, dadas as estatísticas, mas sim, espero que o feed tradicional do Instagram seja ainda mais relegado em 2026.
Se você é fã do OG IG, ele pode ter pouco tempo de duração.
Cobrança por edições
O novo aplicativo de edição de vídeo do Instagram, Edits, foi um grande sucesso, oferecendo uma alternativa ao CapCut do TikTok como um editor de vídeo móvel simples e valioso.
Mas, desde o lançamento, o Instagram vem alertando que, assim como o CapCut, poderá eventualmente ter que cobrar dos usuários pelo acesso a todos os recursos do aplicativo. Isso se aplica principalmente aos recursos de IA, e, à medida que o Edits ganha mais ferramentas de edição e criação de IA, suspeito que o Meta migre para um modelo pago na plataforma em meados do ano que vem.
É um processo inteligente: construir uma plataforma valiosa, estabelecer uma base sólida de usuários e, em seguida, introduzir um modelo de assinatura. E, dada a sua utilidade, muitas pessoas pagarão, proporcionando ao Meta outra fonte de receita e mais um motivo para continuar investindo em ferramentas de edição adicionais para a plataforma.
Os criadores pagam para aumentar o alcance
Os criadores são outra consideração importante para o futuro do Meta, que não se refere apenas à publicação de conteúdo original no aplicativo, mas também em termos de influência e geração de novas experiências.
Porque, como a Meta tem mostrado repetidamente, seus desenvolvedores e engenheiros internos não são bons em criar opções interessantes, originais e criativas.
O Snapchat tem se saído muito melhor nesse aspecto, lançando ferramentas que se alinham ao uso da plataforma (é por isso que o Snapchat+ é tão popular), enquanto o TikTok também demonstrou mais compreensão com suas atualizações e recursos.
Adicionar recursos interessantes e originais nunca foi o ponto forte do Meta, então a empresa conta com seus criadores para criar opções mais envolventes que ajudem a manter as pessoas voltando aos seus aplicativos. Isso vale para o Instagram agora e para o metaverso no futuro e, portanto, você pode esperar que o Instagram continue lançando novas opções para ajudar os criadores a ganhar dinheiro e construir sua presença em seus aplicativos.
Parte disso provavelmente será uma simplificação das opções de impulsionamento de postagens para aumentar o alcance de postagens que estão ganhando força organicamente.
O X adicionou recentemente algo semelhante , oferecendo aos criadores alcance adicional com limites de preços variáveis.

O Instagram provavelmente adicionará o mesmo, tornando o mais fácil possível para os criadores obterem mais tração para seu conteúdo, ao mesmo tempo em que gera mais receita de anúncios incremental para o aplicativo.
Claro, isso não é muito diferente da opção de Boost disponível atualmente nas postagens. Mas, assim como o X, espero ver o IG adicionar pacotes de boost simplificados, o que facilitará a amplificação das suas postagens com apenas alguns cliques.
Tópicos
Depois de se estabelecer como um verdadeiro player na ecosfera das mídias sociais, o Threads ganha sua própria seção de destaque nas previsões deste ano, com a plataforma agora a caminho de se tornar a principal rede social em tempo real, superando o X em número total de usuários.
Ainda não chegou lá, mas o Threads agora tem 400 milhões de usuários ativos (contra 600 milhões do X ), e alguns relatórios sugerem que o Threads já está ultrapassando o X em usuários ativos diários.
Então, o que vem por aí para a versão “mais amigável” do Twitter do Meta? Bem, para começar…
Threads se tornam maiores que X
Considerando os dados de tendência, é bem fácil projetar isso, mas sim, o Threads ultrapassará X em usuários ativos em algum momento do ano que vem.

Como você pode ver neste gráfico, o Threads está rapidamente ganhando X em atividades mensais e está claramente no caminho para se tornar o líder na corrida social em tempo real.
Então quando o Threads ultrapassará o X?
Bem, considerando os dados de crescimento do último ano, o Threads está adicionando cerca de 50 milhões de usuários a cada quatro meses, o que sugere que, por volta desta época no próximo ano, o Threads ultrapassará o X em uso total. Ao mesmo tempo, porém, o ritmo de crescimento também tende a aumentar à medida que mais pessoas acessam um aplicativo, enquanto o uso do X também está diminuindo, com base nos dados de uso disponíveis .
Por isso, é difícil prever exatamente quando a balança penderá para o Threads como o aplicativo definitivo de notícias e informações em tempo real. E, na verdade, a prova disso virá durante grandes eventos. Muitas pessoas ainda recorrem ao X para se manterem atualizadas com as últimas notícias e informações, mas quando começarem a recorrer ao Threads, a mudança será evidente.
E parece que isso já está começando a acontecer, pelo menos até certo ponto, em torno de grandes notícias e eventos de última hora.
Por esta altura no ano que vem, não creio que haja qualquer dúvida.
Separando-se do IG
O Threads também precisa implementar uma maior separação do Instagram e a conexão de gráficos de interesse entre as duas plataformas.
Porque os perfis que as pessoas seguem no Threads geralmente têm pouca semelhança com o que elas seguem no IG e, como tal, usar isso como um proxy e mostrar recomendações aos usuários com base em suas atividades no IG parece um passo para trás para o Threads, que está desenvolvendo rapidamente sua própria identidade.
O Meta já parou de mostrar recomendações de seguidores para novos usuários com base em suas atividades no Instagram . Agora, ele precisa separar os dois completamente para dar aos Tópicos sua própria personalidade e estilo.
Destaques de tendências no feed
Os tópicos de tendência são outra chave para o crescimento do Threads, e ele está buscando mais maneiras de mostrar às pessoas discussões mais relevantes, por meio de recomendações de pesquisa, comunidades e muito mais.
Espere que o Threads dê mais foco a isso, com uma guia de Pesquisa mais estruturada, destacando notícias de última hora em tempo real (mais como um X), bem como destaques de tendências relevantes no fluxo, mostrando os principais tópicos de tendência relacionados aos seus interesses.
Novamente, as pessoas ainda recorrem ao X quando há notícias de última hora, pois ele tende a mostrar melhor as atualizações mais recentes em tempo real, enquanto muitos usuários influentes ainda postam primeiro no X por hábito. O Threads precisa quebrar esse paradigma, e pode fazer isso garantindo que as discussões em tempo real sejam mais bem destacadas para os usuários durante a transmissão.
Melhoria algorítmica
O que também nos leva ao ponto final, na melhoria do algoritmo Threads para garantir que conteúdo mais relevante e em tempo real seja exibido nos feeds dos usuários.
A Meta tem elogiado repetidamente o desenvolvimento de seus sistemas de IA e a capacidade de suas ferramentas de IA de revelar insights cada vez mais relevantes e valiosos para os usuários. Ela precisa colocar isso em prática nos Tópicos, garantindo que sugestões e destaques cada vez mais envolventes sejam exibidos às pessoas, com base no que outros usuários dos Tópicos estão discutindo, e não no que é tendência no Instagram.
O Threads já melhorou muito nesse aspecto, mas quanto mais ele afinar seu algoritmo, maior a probabilidade de as pessoas se sentirem informadas e fortalecidas pelo aplicativo.
X
Apesar dos cortes massivos de funcionários, da perda do CEO , da redução do interesse dos anunciantes e da queda no uso e no engajamento, o X continua a ter um uso estável, com (supostamente) mais de 600 milhões de pessoas acessando o aplicativo todo mês .
Embora isso seja discutível. O X não é obrigado a fornecer atualizações regulares de uso (já que não é mais listado publicamente), e os únicos dados oficiais de uso que ele relata mostram que o uso está diminuindo , não crescendo.
O X tinha 570 milhões de usuários em julho do ano passado , e agora afirma que esse número subiu para 600 milhões. Mas os dados aos quais temos acesso indicam que o número real é menor, não maior.
Deixando de lado as anomalias matemáticas, o X continua sendo uma plataforma essencial para milhões de usuários e, apesar de aparentemente perder o brilho e perder popularidade, ainda pode ser uma consideração relevante para atingir seu público-alvo.
A pressão está alta
Não se engane, X está sob pressão para ter um bom desempenho e colocar seu negócio de anúncios de volta nos trilhos.
O proprietário do X, Elon Musk, alertou, em vários momentos, que a plataforma está ” mal conseguindo empatar ”, mesmo após cortar 80% de sua equipe, e se não conseguir melhorar sua receita com anúncios, pode não ser um negócio viável no futuro.
A equação aqui mudou um pouco nos últimos meses, porque o projeto de IA de Elon, xAI, adquiriu a X em março, o que significa que os bilhões em financiamento que a xAI levantou (e está levantando ) também podem ser compartilhados com a X, que é a principal fonte de entrada de dados para os modelos de IA de Musk.
Mas, na verdade, ambos os projetos sofrerão se X continuar a declinar.
Se a X não puder ganhar dinheiro com anúncios, precisará obter mais dinheiro do financiamento da xAI e, com vários grandes projetos de data center de IA em andamento , a xAI precisa desse dinheiro para continuar suas operações.
E se menos pessoas postarem no X, isso também reduzirá o conjunto de dados em tempo real do xAI. Portanto, as falhas do X também impactarão o avanço da IA de Elon, se ele não conseguir reverter a situação.
Embora tenha havido alguns sinais positivos nessa frente.
O X gerou mais receita em 2025 do que no ano passado, depois que vários grandes anunciantes retornaram ao aplicativo após a eleição presidencial dos EUA. Embora a receita do X tenha flutuado ao longo do ano , com a própria atividade política e as posições de Musk aparentemente ainda tendo algum impacto em considerações externas. Mas os dados sugerem que o X ainda pode ser capaz de encenar uma recuperação em seus negócios de publicidade, o que está sendo feito por meio de ferramentas aprimoradas de segmentação por IA .
Mas, neste momento, o futuro da X continua precário, mesmo com o homem mais rico do mundo no comando. A X precisa lucrar por conta própria e, se não conseguir, isso levará a uma série de impactos indiretos. É improvável que isso acabe com a X em 2026, mas levantará mais questionamentos sobre a viabilidade geral da X Corp.
Preocupações com as Notas da Comunidade
Outra preocupação com o uso decrescente do X é o declínio relativo nas contribuições para as Notas da Comunidade, sua “solução” de crowdsourcing para moderação de conteúdo.
Conceitualmente, as Notas da Comunidade fazem muito sentido, pois permitem que os usuários decidam o que merece ser “anotado” e o que não, colocando efetivamente a moderação nas mãos da comunidade de usuários, mais ou menos como o Reddit faz com seu sistema de votos positivos e negativos.
Essa tem sido uma abordagem eficaz para o Reddit, por meio de um processo de feedback simples e direto que exibe as postagens de acordo com a resposta do usuário. Mas os mecanismos integrados para eliminar viés político nas Notas da Comunidade (que provavelmente são uma medida necessária, para deixar claro) as tornaram amplamente inúteis para alguns dos piores tipos de desinformação , permitindo que muitas denúncias falsas e enganosas se proliferem no aplicativo.
Portanto, não acabou sendo a solução que X esperava e, se os números gerais de uso de X continuarem diminuindo, isso, inevitavelmente, também significará menos colaboradores do Community Notes e, em particular, menos colaboradores de perspectivas políticas opostas.
Basicamente, as Notas da Comunidade só funcionam se você tiver pessoas suficientes criando e avaliando notas no aplicativo. Quanto mais feedback você tiver, melhor será o sistema, mas o inverso também é verdadeiro, e com o uso do X diminuindo, isso claramente representará um problema para a moderação.
O que resultará em mais preconceito, mais informações falsas não verificadas, e X acabará se tornando a Verdade Social 2.0, se é que ainda não se tornou.
Esse é um problema complexo em relação ao uso geral e, eventualmente, vai prejudicar o engajamento do X, além de impactar os dados que o xAI processa para as saídas do Grok.
É um círculo prejudicial, o que não é um bom presságio para X.
X Dinheiro
Ei, lembra que parte do grande plano de Elon Musk para o X, “o aplicativo para tudo”, era permitir transferências de pagamento em tempo real?
Na verdade, esse foi um elemento fundamental de seu plano para o X, decorrente de seu tempo trabalhando no PayPal e, em 2023, Elon disse que ficaria “surpreso” se os pagamentos não estivessem disponíveis no X até o final de 2024.
Mas eles ainda não estão disponíveis e aparentemente também não estão no horizonte, já que o X continua lutando com o licenciamento relevante nos estados dos EUA .
Então isso significa que X Money não está mais nos planos?
Suspeito que veremos alguma versão disso disponível no aplicativo no ano que vem, com Elon se esforçando para ativar os pagamentos, de alguma forma, mesmo que isso não permita totalmente todos os tipos de transações em todas as regiões.
Mas a grande questão é: as pessoas irão usá-lo?
As pessoas realmente vão querer transferir dinheiro no X e confiar no aplicativo para serviços financeiros ou para comprar produtos no streaming?
Não há muitos precedentes que sugiram que esta será uma opção popular mesmo que seja disponibilizada, mas dada a importância dos pagamentos e elementos de serviços financeiros no plano de Musk, acredito que a X irá experimentá-la, de qualquer forma.
O que também dará às empresas a oportunidade de vender produtos diretamente no aplicativo. Isso é lógico se os pagamentos estiverem habilitados, e essa pode ser outra consideração para sua abordagem X.
Monetização de conteúdo adulto
No geral, acredito que a X enfrentará um momento difícil em 2026 e que buscará todas as maneiras possíveis de ganhar mais dinheiro com suas diversas ofertas e serviços.
Uma via que poderia ser explorada é permitir que criadores de conteúdo adulto vendam assinaturas no aplicativo, entrando em território do tipo OnlyFans, que o Twitter chegou a investigar uma vez , mas optou por não ativar, devido a preocupações de que não conseguiria policiar adequadamente conteúdo sexual prejudicial.
Mas o X já hospeda muito desse tipo de material no aplicativo, e suspeito que Elon estaria menos preocupado com isso.
Talvez a versão do OnlyFans do X pudesse ser vencedora, além de poder ser vinculada aos bots de IA do X que podem se envolver em atividades NSFW (e talvez também pudessem ser monetizados com essa abordagem).
O LinkedIn viu um grande aumento na atenção após o fim do Twitter (e o declínio do X), o que levou mais discussões online relacionadas a negócios para o aplicativo.
E como todas as plataformas, o LinkedIn agora está vendo muito mais engajamento com conteúdo de vídeo , abrindo mais oportunidades para envolver seu público profissional com promoções relevantes alinhadas às suas necessidades específicas.
Veja o que provavelmente está por vir para a Rede Social Profissional.
Mapeando trajetórias de carreira
Um benefício exclusivo do conjunto incomparável de insights profissionais do LinkedIn é que o LinkedIn é a única plataforma existente que pode fornecer uma visão geral realista e informada do seu provável caminho de carreira, com base no histórico pessoal, educação, experiência, interesses, etc.
Há anos, o LinkedIn tenta aproveitar isso, com simulações de prováveis trajetórias de carreira, caminhos de “busca de carreira” para graduados universitários e muito mais. Mas nenhuma dessas iniciativas se consolidou, seja por trajetórias de carreira não correlacionadas ou por preocupações com o uso de dados.
Mas com a IA, o LinkedIn pode finalmente ser capaz de fornecer orientações mais precisas para sua carreira, com base em insights coletados dos 1,2 bilhão de perfis no aplicativo.
É difícil construir um sistema que consiga analisar essa quantidade de dados e excluir falsas anomalias e deturpações. Mas as ferramentas de IA oferecem ao LinkedIn mais capacidade para fazer isso e, no próximo ano, espero ver mais ferramentas de orientação que destaquem oportunidades de carreira relevantes, bem como cursos do LinkedIn Learning que você pode fazer, vagas em aberto e muito mais.
A IA efetivamente potencializará a capacidade do LinkedIn nessa frente e, quando o sistema estiver correto, isso poderá ser um recurso extremamente valioso para a construção de carreira.
Transmissão de vídeo
Como observado, assim como em todas as plataformas de mídia social, o vídeo se tornou um importante impulsionador de engajamento no LinkedIn. O tempo de exibição de vídeos aumentou 36% em relação ao ano anterior no aplicativo , enquanto as postagens em vídeo agora são compartilhadas 20 vezes mais do que qualquer outro tipo de conteúdo.
Dessa forma, você pode esperar que o LinkedIn dê mais foco ao vídeo em 2026, por meio de uma expansão mais ampla de seu feed de vídeo dedicado em tela cheia (acessível por meio das opções de função inferiores) e um foco maior em eventos transmitidos ao vivo.
O LinkedIn já lançou seu feed de vídeo dedicado em algumas regiões , facilitando a navegação pelas atualizações de vídeo no aplicativo.

Em breve, isso chegará a todos os mercados, e também espero que o LinkedIn dê mais ênfase a eventos de vídeo ao vivo, destacando o poder do LinkedIn de conectar usuários a insights profissionais.
Esta é uma oportunidade fundamental para o aplicativo, pois mostra os principais encontros e convenções do setor em feeds dedicados no aplicativo e ajuda a conectar usuários do mundo todo a essas conversas importantes.
Quanto mais o LinkedIn se aprofundar nisso, mais valioso seu feed de vídeo se tornará, e espero vê-lo fazendo parcerias com alguns eventos conhecidos para essas apresentações.
Sessões rápidas do LinkedIn Learning
O LinkedIn Learning também se tornou uma adição valiosa, oferecendo uma maneira fácil para os membros melhorarem suas habilidades, principalmente em áreas de rápida evolução, como IA.
Por isso, espero que o LinkedIn destaque melhor seu conteúdo educacional por meio de atualizações educacionais rápidas de 3 minutos que as pessoas podem fazer durante o streaming.
Isso seria como a TikTokificação de material educacional, dando aos usuários um meio de se manterem atualizados sem grande comprometimento de tempo. Se você puder ensinar às pessoas uma habilidade por dia, certamente isso será mais valioso do que fazê-las jogar um jogo de quebra-cabeça durante a transmissão , além de servir como um ponto de entrada para mais oportunidades de aprendizagem no LinkedIn.
E, novamente, com elementos como a IA se desenvolvendo tão rapidamente, há uma grande demanda por educação. Aulas rápidas sobre elementos menores podem ser uma boa maneira de envolver mais membros e aprimorar suas habilidades, sem parecer uma imposição.
Chatbot no fluxo
Considerando que o LinkedIn é de propriedade da Microsoft, e a Microsoft investiu bilhões em IA , faz sentido que o LinkedIn esteja procurando adicionar IA em cada elemento do aplicativo.
Surpreendentemente, o LinkedIn ainda não adicionou um chatbot persistente no aplicativo principal, algo que espero que seja corrigido no ano novo.
O “Inbot” do LinkedIn pode ser seu assistente pessoal para melhorar sua presença no LinkedIn e garantir que você execute todas as tarefas necessárias diariamente para maximizar suas oportunidades.
Parece uma integração bastante óbvia e, na verdade, seria apenas uma expansão das ferramentas de chatbot existentes no LinkedIn, que já estão disponíveis em seções separadas do aplicativo.
É possível que adicionar um chatbot para operar nessa escala seja proibitivo, mas suspeito que o LinkedIn esteja pensando em adicionar uma ferramenta de assistência como essa em um futuro próximo.
Insights sobre tendências
Com mais pessoas postando no LinkedIn, a plataforma também busca ajudar os criadores a construir uma presença e agora está permitindo que alguns deles monetizem seu conteúdo do LinkedIn por meio de anúncios in-stream .
Outro elemento disso são os insights de tendências e dar aos criadores as ferramentas necessárias para aproveitar o que as pessoas estão discutindo no aplicativo. Espero que o LinkedIn esteja procurando fornecer mais dados sobre isso no ano novo.
Ao mostrar tendências relevantes baseadas em palavras-chave, identificadas pela IA, que podem incentivar mais criadores a postar sobre mais desses tópicos e gerar mais discussões no aplicativo.
O LinkedIn vem implementando melhorias em suas ferramentas de análise de criadores ao longo do ano, e suspeito que dados de tendências mais amplos podem ser a próxima grande adição nessa frente.
Snapchat
O pequeno aplicativo que conseguiu, o Snapchat, rejeitou as ofertas de aquisição do Facebook em seus primeiros dias para trilhar seu próprio caminho e, desde então, desempenhou um papel significativo na evolução das mídias sociais, por meio da introdução de Stories e ferramentas avançadas de RA.
Mas as oportunidades do Snapchat podem estar diminuindo, principalmente em termos de receita. O crescimento de usuários do Snap está desacelerando (especialmente em mercados-chave), enquanto seus custos continuam a subir. Se o Snapchat quiser continuar competindo com os gigantes da tecnologia, isso pode, eventualmente, forçar uma mudança de abordagem.
E isso acontece no momento em que a Snap está à beira de sua próxima grande mudança, com o lançamento de seus próprios óculos de realidade aumentada previsto para o ano que vem .
Esse pode ser um lançamento decisivo para a empresa, ou pelo menos, para o negócio como o conhecemos atualmente.
Veja o que está por vir para o Snapchat:
Desenvolvimento de RA
A maior jogada da Snap, e o maior risco, são os óculos de realidade aumentada, com seus AR Specs previstos para serem lançados ao público em algum momento de 2026 .

Aparentemente, a Snap está tentando ficar à frente da Meta e da Apple, ambas as quais estão de olho na data de lançamento de seus próprios óculos de RA em 2027, com as especificações da Snap definidas para trazer um conjunto inicial de recursos de experiências de RA aos usuários, em seu próprio dispositivo robusto.
O problema para a Snap, no entanto, é que seus óculos de RA não chegam nem perto dos da Meta ou da Apple em termos de funcionalidade geral , enquanto os óculos de IA mais recentes da Meta, incluindo seu recém-lançado modelo Display , que apresenta um visor frontal na lente e seu revolucionário dispositivo de controle de pulso, parecem muito mais avançados, funcionais e práticos do que o modelo Specs atual da Snap.
Basicamente, o que estou dizendo aqui é que há uma boa chance de que as especificações do Snap já estejam mortas, mesmo antes de seu lançamento real.
Não vejo um mercado significativo para o dispositivo menos habilitado e menos moderno do Snapchat, e também não vejo as especificações do Snap superando os atuais óculos Meta em termos de funcionalidade.
Dessa forma, suspeito que o Snapchat abandonará o projeto antes do seu lançamento, economizando bilhões de dólares em desenvolvimento, fabricação, etc. Ou não o fará e, inversamente, perderá bilhões de dólares em desenvolvimento, fabricação, etc.
E considerando os atuais desafios de crescimento e receita do Snap, isso pode ser um obstáculo para o aplicativo.
O Snap ainda é extremamente popular entre o público mais jovem e, sem dúvida, espera que esses usuários sejam receptivos ao seu dispositivo de RA, o que ajudará a impulsionar uma adoção e um interesse mais amplos. Mas eu simplesmente não vejo isso, embora eu ache que o Snap possa ter um enorme potencial como desenvolvedor de experiências de RA para outros aplicativos, em parceria com a Apple ou a Meta (ou ambas) para auxiliar em seus próximos produtos de RA.
Esse provavelmente é um caminho mais viável para o Snap, e não vejo as especificações AR desempenhando qualquer papel benéfico significativo dentro do esquema mais amplo.
Criação de lentes por meio de IA
O Snapchat também está trabalhando para simplificar suas ferramentas de criação de RA , a fim de tornar mais fácil para qualquer pessoa criar sua própria experiência de RA.
O que sempre foi um fator limitante, pois é necessário um nível de conhecimento técnico para criar efeitos de RA excepcionais. Mas a evolução da IA generativa pode mudar isso, permitindo que qualquer pessoa crie uma experiência de RA por meio da fala.
E com mais pessoas interessadas em RA, à medida que os óculos de RA se tornam mais populares, essa pode ser uma oportunidade importante para a Snap.
Espere ver opções de criação de lentes mais simplificadas e com tecnologia de IA, o que levará a uma gama expandida de tendências e experiências criativas de RA no Snapchat e em outras ferramentas de RA.
Ofertas de caixa de entrada direcionadas
O Snapchat também está trabalhando para desenvolver suas ferramentas de anúncios, com sua maior atualização deste ano sendo seus anúncios na caixa de entrada, ou “ Snaps Patrocinados ”, que entregam suas mensagens promocionais como DMs no aplicativo.
O que representou um grande risco para a Snap, visto que as mensagens são consideradas um espaço mais privado e íntimo. Mas a Snap afirma que os Snaps Patrocinados foram, em geral, bem recebidos e impulsionaram um melhor desempenho para muitas marcas.
Espere que o Snap refine ainda mais essa opção em 2026, com ofertas mais personalizadas e personalizadas disponíveis na caixa de entrada do Snap.
O Snapchat diz que descontos e recomendações personalizadas têm melhor desempenho em Snaps Patrocinados, e espero que ele adicione mais maneiras de personalizar essas ofertas para cada usuário, com base em entradas de dados adicionais e segmentação.
O mesmo vale para as ofertas de anúncios mais amplas da Snap, com a expectativa de que a empresa melhore sua segmentação para refinar e melhorar ainda mais suas ofertas de anúncios para cada usuário.
TikTok
Então, depois de tudo, parece que o TikTok poderá permanecer nos EUA, garantindo que possa continuar a monetizar seu maior mercado e se concentrar em converter usuários dos EUA em compradores no aplicativo.
Quer dizer, ainda não é um acordo fechado. O presidente Trump diz que aprovou o acordo com o TikTok , proposto por sua própria equipe. O que não é exatamente um anúncio, já que as autoridades chinesas ainda não endossaram a oferta e não confirmaram que o TikTok será vendido aos EUA antes do prazo final, dezembro.
Portanto, ainda é possível que o TikTok seja banido nos EUA, o que alteraria sua trajetória. Mas, com base na situação atual, eis o que acredito que o TikTok pretende adicionar em 2026.
TikTok EUA
Considerando todos os vários anúncios e negociações, espero que um acordo entre o TikTok e os EUA seja finalmente fechado, embora ainda não se saiba o que restará aos usuários dos EUA como resultado.
Atualmente, as discussões parecem indicar que um consórcio americano assumirá a propriedade do aplicativo e, em seguida, operará uma versão separada, exclusiva para os EUA , o que também fará com que o grupo americano “arrende” o algoritmo do TikTok de sua controladora, a ByteDance. A Casa Branca afirmou que o grupo proprietário americano também “retreinará” o algoritmo do TikTok conforme acharem adequado, o que gerou preocupações de que o governo Trump tentará imbuir seu próprio viés político nos circuitos do TikTok, o que poderia ter um impacto significativo na experiência do usuário.
(Observação: o presidente Trump comentou recentemente que tornaria o TikTok “100% MAGA” se pudesse , mas depois observou que o algoritmo atualizado seria justo para todos.)
Mas, seja por preconceito político ou mesmo por uma simples requalificação do algoritmo, há o risco de que o TikTok fique menos sintonizado e menos envolvente como resultado.
O segredo do sucesso do TikTok tem sido seu algoritmo de resposta rápida, que aparentemente consegue detectar seus interesses com apenas alguns toques, sempre que você abre o aplicativo. Isso se resume à sua correspondência algorítmica extremamente complexa, bem como à identificação mais detalhada de entidades para cada publicação, o que permite que ele corresponda sua atividade de resposta a uma variedade de interesses muito rapidamente.
Mas isso também parece um equilíbrio delicado, embora não haja garantias de que uma empresa dos EUA terá permissão para corresponder conteúdo no mesmo grau que o TikTok, com base na complexidade de sua correspondência de entidades, que inclui elementos potencialmente sensíveis .
Suspeito que essa seja, na verdade, parte da razão pela qual as autoridades chinesas hesitam em permitir uma análise algorítmica completa ou interferir no sistema do TikTok, porque o que essa análise pode revelar pode ser preocupante. Mas, segundo o acordo proposto, é isso que aparentemente vai acontecer. O que pode ter um impacto significativo no funcionamento do aplicativo.
Então o que acontece com o TikTok nesse cenário?
Meu palpite é que ele acaba sendo menos envolvente e que também há mais controvérsias sobre sua correspondência sistemática e como (e por que) isso pode ser manipulado por seus proprietários nos EUA.
Mas o resultado final será que o TikTok perderá e, além do potencial viés político, poderá acabar sendo visto como menos influente nos Estados Unidos até o final de 2026.
Compras ao vivo
Os desafios do TikTok nos EUA também o forçaram a dar mais ênfase a outros mercados, a fim de capitalizar potenciais oportunidades de receita em outras áreas.
As compras in-stream têm sido, há muito tempo, o principal impulso do TikTok nesse sentido. A empresa gera bilhões em receita com compras via streaming na versão chinesa do aplicativo e busca replicar esse roteiro também para o TikTok.
O que ainda não pegou, mas você pode esperar que o TikTok continue promovendo seus elementos de compras ao vivo, que gradualmente ganharão mais força com o público ocidental.
E elas estão ganhando força , lenta mas seguramente.
Na China, o crescimento das compras ao vivo no Douyin (a versão local do TikTok) foi exponencial, mas os usuários ocidentais ainda parecem muito mais confortáveis em manter suas compras e atividades sociais/de entretenimento separadas. Por algum motivo, o público asiático prefere concentrar mais funcionalidades em um único aplicativo, como fazer compras no TikTok ou comprar todos os tipos de coisas no WeChat, mas esse mesmo comportamento não se espalhou em outros mercados.
Talvez sim, embora eu duvide, pelo menos não na mesma proporção. Mas mesmo assim, enquanto as compras por streaming continuam a crescer, o TikTok continuará a impulsionar, com maior ênfase em mercados fora dos Estados Unidos , por precaução.
Suspeito que, até o final de 2026, as compras ao vivo serão uma consideração muito mais significativa no TikTok, embora ainda estejamos nos perguntando se elas algum dia atingirão o mesmo nível que atingiram na China.
Em 2024, o TikTok gerou cerca de US$ 30 bilhões em valor bruto de mercadorias (GMV) , que é o valor acumulado total das vendas geradas dentro do aplicativo. Em 2025, a meta é gerar US$ 66 bilhões .
Em 2026, não ficaria surpreso em ver esse total dobrar novamente, embora ainda esteja muito longe do que seria gerado pelas compras na versão chinesa do aplicativo.
Miniprogramas
Na mesma linha, também espero que o TikTok integre formas adicionais de compras, como compra de ingressos e entrega de comida, no streaming, que também foram adicionadas à versão chinesa do aplicativo.
Chamados de “ Mini Programas ”, aplicativos como esse são essencialmente criados dentro do TikTok e permitem que terceiros promovam e vendam suas ofertas no aplicativo, fornecendo mais maneiras para os usuários gastarem dinheiro no streaming.
Poderia ser outra maneira de incentivar mais comportamento de compra e, com a empresa controladora do TikTok já bem versada na integração desse recurso ao aplicativo chinês, faz sentido que o TikTok procure adicionar o mesmo em algum momento.
Quanto mais pessoas procurarem gastar no aplicativo, mais fácil será para o TikTok transferir esses comportamentos de compra para outros produtos. E embora haja alguma resistência regulatória, se o TikTok conseguir obter mais atividades de compra direta in-stream, isso seria uma grande vitória.
(Observação: eu também previ isso no ano passado , mas o TikTok ainda não tomou nenhuma iniciativa nesse sentido.)
Transmissões de jogos
Os jogos não são uma grande parte da oferta do TikTok neste momento, mas são muito populares em outras plataformas e, como parte do impulso mais amplo de transmissão ao vivo do TikTok, espero que ele tenha um impacto maior entre os jogadores no ano que vem, por meio de ofertas aprimoradas de transmissão de jogos e incentivos para que os criadores criem uma comunidade no aplicativo.
O conteúdo de jogos é popular no TikTok, embora a música seja um foco maior, mas a empresa fez alguns esforços para cortejar os streamers de jogos no passado .
O enorme alcance do público e o engajamento das transmissões de jogos podem fornecer ao TikTok outra oportunidade para impulsionar seus produtos de transmissão ao vivo e, dentro disso, espero que ele dê outro impulso aos streamers de jogos, fornecendo meios mais simplificados para transmitir seus jogos no aplicativo.
Criação simplificada de avatar de IA
Outro elemento do impulso de transmissão ao vivo do TikTok na China tem sido o uso crescente de avatares virtuais, personagens gerados por IA que podem vender seus produtos 24 horas por dia, 7 dias por semana.
O TikTok expandiu o acesso às suas ferramentas de avatar dentro do Symphony Creative Studio no final do ano passado e vem aprimorando discretamente sua funcionalidade e opções ao longo do tempo.

Espero que o TikTok dê um impulso maior a esse elemento em 2026, dando a mais marcas a oportunidade de aproveitar a popularidade das transmissões ao vivo, sem ter que fazer muito do trabalho elas mesmas.
Isso fará com que mais empresas realizem eventos de vendas ao vivo no TikTok? Bem, se não custa nada e exige pouco esforço, imagino que algumas pessoas pelo menos experimentem, e essa pode ser outra maneira de gerar mais interesse em suas ferramentas de vendas ao vivo.
Por fim, temos o Pinterest, que deixou de ser uma plataforma de mídia social para se tornar uma rede de descoberta de comércio eletrônico completa.
Então talvez não seja mais algo que devêssemos abordar, mas pelo menos por enquanto, estamos abordando, e é interessante considerar as inovações no aplicativo e como ele pode evoluir ainda mais no próximo ano.
Enfrentando o problema da IA
O maior desafio do Pinterest atualmente é o fluxo de conteúdo gerado por IA , com usuários reclamando repetidamente que a maioria dos Pins que eles veem agora são claramente gerados por IA e não refletem produtos ou exibições reais.
O Pinterest está tentando resolver isso.
A empresa adicionou tags de IA para Pins em abril e está trabalhando para garantir que os usuários tenham mais opções para filtrar conteúdo gerado por IA de seus resultados de pesquisa .
Isso ainda não eliminou todo o conteúdo de IA (ou as pessoas não estão cientes de suas opções nessa frente), mas as mudanças mostram que o Pinterest está tentando resolver essa preocupação e tomar medidas sempre que possível.
É difícil dizer qual foi o impacto do conteúdo de IA no aplicativo de forma mais ampla. O Pinterest viu seu número de usuários ativos na UE cair no segundo trimestre, enquanto permaneceu estável nos EUA, e ambos sugerem que o aumento do conteúdo de IA está impactando o uso.
Mas, de qualquer forma, é um problema significativo, que o Pinterest precisará resolver mais no ano que vem.
Espere uma rotulagem mais proeminente do conteúdo de IA e a remoção automática de Pins totalmente gerados por IA dos resultados de pesquisa, ou mais filtros iniciais para permitir que os usuários os removam de sua experiência.
Compras com um clique
Para capitalizar seu potencial de compras on-line, o Pinterest precisa otimizar seu processo de compra para que os usuários possam realmente comprar com apenas um clique pelo aplicativo.
Por vários motivos, isso é difícil, mas se o Pinterest pudesse fazer uma parceria com uma plataforma de compras maior, como, por exemplo, a Amazon, ele poderia facilitar compras mais simplificadas, em vez de ter que direcionar os usuários de volta ao site da loja que fez a postagem.
A parceria com uma grande plataforma pode realmente beneficiar ambos os lados e permitir que muito mais marcas ofereçam compras com um clique, facilitadas pelo sistema desse parceiro.
Claro, há muito mais complexidade nisso do que estou tentando demonstrar, e não pretendo entender a dinâmica de mercado que poderia impedir tal acordo de acontecer. Mas, para o Pinterest dar o próximo passo, precisa facilitar a adição de produtos ao carrinho no aplicativo e a compra por meio de um checkout simplificado, em todos os mercados e ofertas.
Melhorias na prova virtual
Um dos aspectos mais interessantes do desenvolvimento do Pinterest tem sido sua capacidade de criar elementos de descoberta líderes de mercado, como suas ferramentas avançadas de experimentação virtual, que agora incluem correspondência de tipo de corpo para produtos de vestuário .

Essa é outra maneira de facilitar as compras online, mostrando aos usuários como aquele produto específico ficará em seus corpos.
Espere ver o Pinterest avançar isso para escaneamentos e posicionamentos corporais em 2026, oferecendo mais maneiras de ver como os produtos ficam em você especificamente, não apenas em modelos de tipo de corpo.
Em determinado momento, o Pinterest também buscou expandir essas funcionalidades para vitrines nas lojas, com espelhos virtuais e ferramentas da marca Pinterest para ajudar os compradores a obter mais insights. Esse pode ser outro ângulo a ser revisitado, visando tornar a plataforma mais sinônimo de compras.
Pesquisa de texto para imagem
Você também pode esperar que o Pinterest adicione mais ferramentas de descoberta de IA, como geração de texto para imagem, para então encontrar correspondências relevantes no aplicativo.
Ele já adicionou ferramentas de correspondência contextual expandidas com base na pesquisa visual, que geram correspondências de palavras-chave para estilos relacionados para qualquer pesquisa de Pin.

Espero que o próximo nível disso seja permitir que os usuários simplesmente digitem o que estão procurando, o que fará com que o Pinterest gere uma versão desse item, que poderá ser usada como referência para pesquisa visual.
Acordos de dados para ferramentas de IA
O principal valor do Pinterest está na descoberta de produtos e em permitir que as pessoas encontrem produtos específicos que procuram, em uma ampla variedade de fontes.
O que também seria um fluxo de entrada valioso para desenvolvedores de IA, ao mostrar quais produtos as pessoas estão procurando, quais produtos relacionados elas procuram, como as preferências visuais se relacionam com produtos do mundo real, etc.
Por isso, suspeito que o Pinterest conseguirá gerar uma renda significativa revendendo os dados de pesquisa da sua plataforma para projetos de IA, à medida que eles buscam mais maneiras de destacar correspondências de produtos relevantes.
Isso poderia fornecer outro fluxo para ajudar o Pinterest a investir no desenvolvimento de seu próprio produto, ou poderia intermediar um acordo de troca com uma empresa de IA para fornecer mais ferramentas de IA dentro do Pinterest.