WA. Group

Acervo de conteúdos

O Google atualiza a Pesquisa e o Discover com anúncios recolhíveis, recursos de IA e muito mais

Autor e Data

WA. Group WA. Group

Tags

Ouvir o artigo

O Google está implementando uma série de mudanças em suas páginas de Pesquisa e Descoberta, conforme divulgado pela empresa em diversos anúncios . As atualizações trarão novos recursos com tecnologia de IA para esses destinos importantes, além de melhorar a navegação e permitir que os usuários retraiam anúncios na Pesquisa Google.

Considerando que os anúncios são a principal fonte de renda do Google, esta última parece, a princípio, uma mudança mais surpreendente. O recurso agora permitirá que os usuários que navegam pelos resultados de pesquisa do Google toquem em um novo botão, “Ocultar resultados patrocinados”, para ocultar os anúncios no topo da página de resultados da pesquisa.

No entanto, embora essa ação remova os anúncios da tela, os resultados patrocinados não desaparecerão completamente. Em vez disso, o Google observa que o rótulo “Resultados Patrocinados” permanecerá na parte superior da tela enquanto você rola a tela para baixo. De certa forma, isso torna os anúncios mais visíveis, pois eles podem acompanhá-lo pela página, mesmo que estejam recolhidos.

Além disso, o Google afirma que o cabeçalho “Resultados patrocinados” pode aparecer acima e abaixo das Visões gerais de IA — os breves resumos escritos por IA que aparecem no topo dos resultados de pesquisa para fornecer respostas rápidas. O cabeçalho “Resultados patrocinados” para anúncios de texto também aparecerá na parte inferior da página, com todos os anúncios de texto agrupados sob o rótulo. Eles podem ser recolhidos com o mesmo botão “Ocultar resultados patrocinados” se você quiser se concentrar em conteúdo orgânico.

O Google diz que o novo design facilita a navegação das pessoas até o topo da página e mantém o mesmo tamanho dos anúncios, com os usuários nunca vendo mais do que quatro anúncios de texto em um grupo.

O novo rótulo “Patrocinado” também aparecerá em outros lugares do Google, incluindo anúncios do Shopping, onde será marcado como “Produtos Patrocinados”.

As atualizações serão lançadas para desktops e dispositivos móveis.

A empresa também está implementando outras mudanças na Busca e no Discover. Ao pesquisar informações esportivas, como jogadores ou times, você verá um novo botão “Novidades”, que exibe um feed de atualizações e notícias em alta que podem ajudar você a ficar por dentro das últimas novidades. Isso será implementado na Busca Google nos EUA nas próximas semanas.

Enquanto isso, o feed Discover do aplicativo Google para dispositivos móveis apresentará um recurso com tecnologia de IA que também ajuda você a se manter atualizado sobre os tópicos mais populares do seu interesse. Aqui, o aplicativo exibirá pré-visualizações curtas que você pode expandir para ver mais informações, além de outros links para explorar. A empresa afirma que esse recurso foi criado para ajudar os usuários a se manterem atualizados sobre notícias de diversos veículos de comunicação, mas também chega em um momento em que os veículos de comunicação estão vendo seu tráfego de busca diminuir devido à mudança para respostas fornecidas por IA e às mudanças nos hábitos de mídia dos consumidores.

Este último recurso está sendo lançado agora nos EUA, Coreia do Sul e Índia.