Meta adiciona avisos para proteger usuários mais velhos de golpes comuns
Autor e Data
Tags
A Meta está tentando ajudar usuários mais velhos a evitar golpes on-line, porque todos sabemos que são os usuários mais velhos da web que sempre caem nos golpes mais recentes sobre herança nigeriana, serviço personalizado da Amazon e senhas do Facebook.
E antes que você se irrite, velhote, isso não é uma opinião, é um fato estabelecido.
De acordo com o Relatório de Crimes na Internet do FBI , usuários da internet com mais de 60 anos enviaram mais reclamações e sofreram mais perdas em 2024, com um total de US$ 4,8 bilhões perdidos em golpes somente nessa faixa etária.

Golpes online são um problema enorme, e a falta de conhecimento é um vetor fundamental que permite que esses golpistas operem. Por isso, o Meta busca fornecer novos avisos para alertar usuários mais velhos sobre possíveis golpes, além de compartilhar algumas dicas que você pode compartilhar com seus tios e tias que passam muito tempo navegando pelo Facebook.
Primeiro, o Meta está adicionando novos avisos no WhatsApp e no Messenger que alertarão os usuários sobre golpes comuns.

Como você pode ver nessas telas de exemplo, no WhatsApp, o Meta está adicionando avisos sobre compartilhamento de tela e as possíveis vulnerabilidades de habilitar isso, enquanto no Messenger, ele está testando uma detecção de golpes mais avançada em chats.
Quando esta opção está ativada e um novo contato envia uma mensagem potencialmente fraudulenta, avisamos você e oferecemos a opção de enviar mensagens de bate-papo recentes para análise da IA. Se um possível golpe for detectado, você receberá mais informações sobre golpes comuns e sugeriremos ações, incluindo bloquear ou denunciar a conta suspeita.
Isso ajudará a destacar vetores comuns de golpes e a aumentar a conscientização sobre possíveis vulnerabilidades que são regularmente exploradas por tais esquemas.
Meta também compartilhou algumas dicas sobre como você pode ajudar seus entes queridos a evitar possíveis golpes online:

Embora o Meta também tenha descrito alguns golpes comuns que usuários mais velhos tendem a aplicar, para ajudar a aumentar a conscientização sobre o que assistir:
- Serviços falsos de reforma residencial e alívio de dívidas: golpistas criaram sites para solicitar informações pessoais sob o pretexto de oferecer benefícios governamentais fictícios para idosos, incluindo alívio de dívidas e reformas residenciais de baixo ou nenhum custo. Eles tentavam direcionar as pessoas a esses sites por meio de anúncios online, inclusive no Facebook e no Google.
- Serviços fraudulentos de recuperação de dinheiro: golpistas criaram sites que se passavam pelo site oficial do Centro de Reclamações de Crimes na Internet (IC3) do FBI, sob o pretexto de ajudar as pessoas a recuperar fundos, inclusive de golpes envolvendo criptomoedas. Eles também administravam contas falsas em diversos serviços, incluindo Facebook, Instagram, Telegram, Threads, TikTok, YouTube e X, se passando por autoridades que podem ajudar as vítimas de fraude a recuperar seu dinheiro.
- Suporte falso ao cliente: golpistas criaram contas online e páginas do Facebook se passando por representantes de atendimento ao cliente de companhias aéreas, agências de viagens, bancos e outros. Eles responderam a comentários nas postagens oficiais das marcas na tentativa de redirecionar as pessoas para mensagens diretas ou Formulários Google sob o pretexto de processar o reembolso.
Algumas dicas úteis que podem ajudar você a educar os idosos em sua vida sobre preocupações comuns, enquanto Meta também se junta aoNational Elder Fraud Coordination Center (NEFCC), uma organização sem fins lucrativos que reúne autoridades policiais e empresas como AARP, Amazon, Capital One, Google, Microsoft e Walmart para combater fraudes direcionadas a idosos.
“Trabalharemos junto com os membros da NEFCC para combater fraudes nos níveis local, estadual e nacional, com foco na proteção de idosos por meio do compartilhamento de recursos e do apoio a investigações sobre operações de fraude em larga escala.”
A Meta também realiza análises regulares de redes fraudulentas e participou de vários projetos que visam abordar atividades fraudulentas, incluindo golpes românticos, em seus aplicativos.
Essas são boas iniciativas e algumas boas dicas para ajudar a educar todos os usuários, não apenas os mais velhos, sobre os riscos potenciais online.
No entanto, ao mesmo tempo, é interessante notar a contradição, já que o Meta também está pressionando as pessoas a postar imagens geradas por IA a todo momento, o que é outro vetor que pode levar à confusão.