O Instagram adiciona informações sobre a concorrência para contas profissionais.
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O Instagram adicionou um novo elemento “Informações Competitivas” ao seu Painel Profissional , que oferece mais uma maneira de contextualizar e mensurar o desempenho da sua conta.

Como você pode ver nessas imagens , compartilhadas pela consultora de marketing digital Sarah Roizman , se você tem uma conta comercial ou de criador de conteúdo, a nova opção “Informações Competitivas” do Instagram já está sendo implementada nas opções do seu “Painel Profissional”.
Você pode escolher até 10 contas para comparar seu desempenho, com dados comparativos lado a lado sobre o crescimento relativo de seguidores e a frequência de postagens (em Reels, publicações no feed, anúncios e muito mais).

Embora a comparação aqui seja bastante binária, já que fornece apenas alguns números básicos para medir, em termos de volume de postagens e resposta dos seguidores, e embora também permita visualizar alguns dados de desempenho de postagens individuais de seus concorrentes (inclusive, curiosamente, se a conta ocultar a contagem de curtidas ), ela não oferece análises detalhadas das métricas de desempenho cumulativas. Portanto, você não consegue visualizar, por exemplo, gráficos que comparem seu desempenho em cada métrica com o da outra conta, e as comparações são feitas individualmente, lado a lado, e não em grupo.
Portanto, provavelmente é interessante, mas talvez não seja extremamente valioso, dependendo do seu foco e objetivo ao usar o aplicativo.
Na verdade, o número de seguidores conquistados provavelmente não é a melhor métrica comparativa, já que o que realmente importa são os cliques e entender como gerar conexões diretas a partir das suas atualizações. Se os dados sobre cliques gerados fossem incluídos, isso seria valioso, pois permitiria analisar o conteúdo das publicações de cada conta que contribuiu para essa interação.
Mas seguidores, talvez isso seja uma métrica valiosa, dependendo do caso. Mas, por outro lado…
Comparações como essa podem ajudar você a contextualizar o crescimento da sua audiência e demonstrar seu desempenho para outras pessoas. No entanto, o foco das métricas de mídias sociais está mudando com o tempo, já que menos pessoas seguem contas (devido a algoritmos personalizados que mostram o que elas querem ver com base em suas atividades), e visualizações e compartilhamentos se tornam as métricas principais para gerar engajamento.
E, novamente, essas estatísticas não estão incluídas nesta comparação. Sem elas, é apenas algo, mas ao mesmo tempo não é realmente nada.
As três áreas em que você deve se concentrar para maximizar suas oportunidades de marketing em mídias sociais são:
- Conscientização – Crescimento de seguidores, engajamento, compartilhamentos, salvamentos, visualizações
- Nutrição – Visualizações, curtidas, respostas, cliques, salvamentos
- Conversão – Cliques, compartilhamentos para cliques (quando rastreáveis)
Alguns desses elementos se sobrepõem, mas, essencialmente, o que estou dizendo é que uma comparação binária entre o volume de postagens e o crescimento de seguidores não revela muita coisa sobre o desempenho da sua estratégia.
Você precisa de mais do que isso, embora talvez isso seja apenas o começo, e o Instagram eventualmente adicione mais elementos comparativos. Mas dados isolados não contam toda a história e, devido à mudança de hábitos, provavelmente não valem muito.