A interface atualizada do Instagram está chegando — quer você goste ou não
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Mais pessoas estão tendo a opção de mudar para a nova interface do Instagram, que move os Reels e as DMs para a segunda e terceira abas no controle de navegação inferior, e permite que você deslize entre elas, simplificando o acesso aos elementos mais usados do aplicativo.

Como você pode ver neste exemplo, publicado pela especialista em economia criadora Lia Haberman , mais usuários agora estão sendo incentivados a experimentar a interface do usuário atualizada, que coloca mais foco em “seus espaços favoritos” no aplicativo.
O chefe do Instagram, Adam Mosseri, diz que essa opção chegará a todos os usuários em breve , então, se você ainda não viu esse aviso, verá em breve.
Segundo Mosseri :
“ A primeira [aba] ainda é Histórias e Feed, o Reels é a segunda aba, as Mensagens Diretas são a terceira e agora você pode deslizar entre as abas. Estamos organizando o aplicativo em torno do que as pessoas mais usam, que tem sido cada vez mais o Reels e as Mensagens Diretas. Sei que esse tipo de mudança pode levar tempo para se acostumar, então estamos dando às pessoas a opção de experimentar isso antes de lançarmos. Se você estiver testando, me conte o que achou. ”
Na verdade, provavelmente não é uma mudança significativa, embora provavelmente seja irritante pressionar o(s) botão(ões) errado(s) no aplicativo por algum tempo.
Mas, como observa Mosseri, o principal objetivo aqui é facilitar o acesso dos usuários aos Reels e às mensagens diretas, que agora são muito mais utilizados do que o feed principal. E, portanto, realinhar a plataforma em torno desses elementos faz sentido, embora, com base nos dados de uso, provavelmente veremos o Instagram aberto diretamente ao feed dos Reels.
Na verdade, o Instagram já está testando isso, tanto na nova versão do aplicativo para iPad quanto com usuários selecionados na Índia , dando ao feed do Reels o foco principal e direto.

Parece que é para lá que o IG está caminhando.
Quer dizer, as estatísticas não mentem: o tempo total de exibição de vídeos no Instagram aumentou 20% em relação ao ano anterior , enquanto o Meta também relatou que os Reels agora representam 50% de todo o tempo gasto no aplicativo .
As pessoas podem alegar preferir a abordagem tradicional do Instagram, com o feed principal focado em imagens estáticas ocupando o primeiro lugar na tela. Mas os dados mostram que as pessoas estão usando o Instagram como uma alternativa ao TikTok, com o foco em vídeo em tela cheia sendo o elemento mais envolvente do aplicativo, e as mensagens diretas formando o aspecto conectivo e social.
Por isso, não é nenhuma surpresa ver o Instagram lançando essa interface de usuário atualizada.
Mas a questão para os profissionais de marketing de mídia social é: “Como isso impactará minha estratégia?”
Bem, realisticamente, provavelmente não muitas. As pessoas já estão interagindo muito mais com o Reels, e a exposição principal do feed foi substituída pelo Reels e pelos Stories, que receberão mais atenção. Facilitar o deslizar para esses elementos pode significar que o feed tradicional do Instagram terá menos visualizações, mas esse é o caso, então, se você leva o Instagram a sério, provavelmente já está focado no Reels e nos Stories.
Isso significa que você deve parar de postar atualizações regulares no feed? Bem, não. Eu ainda presumo que elas tenham um propósito, especialmente como uma etapa secundária no processo de descoberta, quando os usuários acessam seu perfil para ver o que você tem lá. Nesse sentido, as postagens do feed exibidas na sua grade principal provavelmente ainda têm um valor significativo, embora, como foco principal de construção de marca e reconhecimento, Stories e Reels devam ser a principal prioridade.
Claro, isso é teórico, e não saberemos quais serão os impactos reais até que essa nova interface seja implementada para a maioria dos usuários do Instagram. Mas é importante observar isso como uma mudança de uso e monitorar seus dados para ver quais impactos isso tem no engajamento geral e na sua estratégia mais ampla.
Mas isso está chegando. Quer todos os usuários sejam convertidos para essa abordagem mais focada em Reels/DM, mais cedo ou mais tarde, você precisa estar ciente dessa mudança.