AI Mode: Google lança modo de busca 100% alimentado por IA; confira quem pode usar
Autor e Data
Tags
O novo modo de busca com IA do Google oferece respostas diretas para as perguntas do usuário puxando informações da internet
O Google lançou um novo modo de pesquisa baseado em inteligência artificial. Batizado de AI Mode, o mecanismo utiliza uma variante do modelo de linguagem (LLM) Gemini para responder a qualquer pergunta do usuário com informações extraídas da internet.
A novidade é uma evolução do recurso “Visão Geral criada por IA”, lançado em maio de 2024 e disponível no Brasil desde agosto. Segundo o Google, o novo modo de busca amplia o gerador de resumos com maior capacidade de raciocínio e funções multimodais.
Diferentemente da busca tradicional, que exibe links para páginas relacionadas aos termos pesquisados, o AI Mode gera respostas diretas, utilizando informações disponíveis na web. Além disso, todas as afirmações da IA são acompanhadas de referências a notícias e sites, permitindo que o usuário consulte as fontes originais.
Como funciona o AI Mode?
O AI Mode adota uma técnica chamada “query fan-out”, que realiza múltiplas buscas relacionadas à pergunta do usuário. O objetivo é sintetizar uma resposta mais detalhada, cobrindo diferentes subtópicos extraídos de diversas fontes.
“Essa abordagem permite acessar informações mais amplas e profundas do que em uma pesquisa tradicional no Google”, explicou a empresa.
Se um usuário pesquisar “Qual a diferença nos recursos de monitoramento de sono entre um smartwatch, um relógio inteligente ou um colchão inteligente?”, a IA fornecerá uma resposta enriquecida por conteúdos de diferentes origens. Além disso, o buscador pode continuar a interação com perguntas relacionadas.
“Ajudar as pessoas a descobrir conteúdo na web ainda é nossa principal abordagem. Com o AI Mode, tornamos a exploração e a tomada de decisões ainda mais fáceis”, disse o Google.
Disponibilidade limitada para assinantes
Inicialmente, o AI Mode está disponível apenas para testes dentro do Search Labs, plataforma do Google voltada para recursos experimentais. No entanto, por enquanto, somente assinantes do Google One IA Premium podem acessar a ferramenta.

Para ativar o AI Mode, basta acessá-lo pelo Search Labs ou diretamente pelo link google.com/aimode. No celular, o recurso pode ser ativado ao tocar no botão “AI Mode” abaixo do ícone de pesquisa na tela principal.
Google promete melhorias ao longo do tempo
Por se tratar de uma ferramenta experimental, o AI Mode passará por aprimoramentos antes do lançamento oficial. Segundo o Google, um dos próximos ajustes incluirá respostas mais visuais, além da incorporação de informações geradas por usuários, como postagens em redes sociais.
A empresa anunciou nos Estados Unidos a chegada da “Visão Geral criada por IA” alimentada pelo novo modelo Gemini 2.0. A nova versão aprimora o desempenho ao lidar com perguntas mais complexas, como codificação, matemática avançada e entradas multimodais.