Hard e soft bounce
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No mundo do marketing digital, uma das atividades essenciais para garantir o sucesso de uma campanha é o acompanhamento das métricas de desempenho. Quando se trata de e-mail marketing, existem diversos indicadores importantes, sendo os bounces um dos mais relevantes. Esses bounces podem ser classificados em duas categorias principais: soft e hard.
Ao se inscrever para receber e-mails, o visitante fornece suas informações, que são armazenadas em um banco de dados. Com o tempo, essa base de contatos tende a se desatualizar, resultando no retorno de mensagens durante campanhas de e-mail marketing. O conceito de bounce descreve exatamente esse fenômeno de falha na entrega das mensagens, sendo fundamental para a análise da eficiência da comunicação.
Os soft bounces acontecem quando um e-mail não é entregue por motivos temporários, como caixas de entrada lotadas, arquivos grandes demais ou questões técnicas, como servidores fora do ar. Embora a entrega não ocorra no primeiro momento, o problema não é definitivo, nesse contexto, o mais indicado é aguardar e tentar reenviar a mensagem após algum tempo, principalmente quando os motivos são previsíveis e de fácil solução.
Por outro lado, os hard bounces indicam problemas definitivos. E isso geralmente ocorre por causas como erros de digitação no endereço, contas de e-mail inexistentes, ou até mesmo bloqueios realizados pelo servidor. Diferentemente dos soft bounces, o contato responsável deve ser removido da lista imediatamente, já que a persistência pode resultar em penalizações e prejudicar a reputação do remetente. Manter uma base de dados de contatos limpa e atualizada é um dos fatores cruciais para o sucesso de qualquer campanha de e-mail marketing. Ao monitorar e gerenciar corretamente os soft e hard bounces, é possível melhorar significativamente as taxas de entrega, alcançar o público-alvo de maneira mais eficiente e evitar problemas com reputação de remetente. Além de fortalecer a relação com os clientes, aumentando as chances de conversão e com uma comunicação mais personalizada e assertiva.
Segue passo a passo para exclusão de leads bounce no RD Marketing: 👇
Confira detalhadamente a seguir o que é hard bounce, o que é soft bounce e o que fazer quando esses erros aparecem.
Hard bounce
Quando você tenta enviar um email e, por algum motivo, o destinatário não puder receber permanentemente a sua mensagem, você recebe de volta um erro, que chamamos de hard bounce.
Um hard bounce pode ocorrer, por exemplo, porque o endereço de email foi digitado de forma incorreta ou porque o endereço não existe mais.
A recomendação é que a sua campanha nunca tenha mais do que 3% de hard bounce. Isso porque altos índices desse tipo de erro são um forte indicador de que a sua lista de emails é comprada ou muito antiga, e enviar emails para esses destinatários é uma prática muito ruim.
Por esse e outros motivos é muito importante que, uma vez que um email retorne como hard bounce, você inative esse endereço da sua lista imediatamente, para evitar danos à sua reputação como um bom enviador de emails.
Soft bounce
Assim como um hard bounce, um soft bounce é um erro ocasionado por alguma dificuldade do ESP (Email Service Provider) de entregar o seu email.
No entanto, o soft bounce é um erro temporário, ou seja, o email não pode ser entregue neste momento, mas nada impede que ele seja entregue corretamente no futuro. Isso pode acontecer, por exemplo, porque a caixa de emails do seu destinatário está cheia ou porque o servidor de emails dele está fora do ar por algum motivo temporário
Como o soft bounce é um problema com menor gravidade do que um hard bounce, os limites para esse tipo de erro são mais flexíveis, mas ainda assim a recomendação é que a sua campanha não tenha mais do que 6% deste tipo de erro. Além disso, em alguns casos, um email que retornou como soft bounce pode, na verdade, estar passando por uma indisponibilidade permanente.
Por exemplo, se o erro for recebido porque a caixa do destinatário está cheia e o usuário nunca limpar essa caixa, sempre que você enviar um email para esse endereço você receberá um erro de soft bounce. Por esse motivo, é importante remover endereços de email que retornem recorrentemente como soft bounce, para que você não tenha problemas de entregabilidade no futuro.