Instagram adiciona IA assistiva para criação visual
Autor e Data
Tags
Sabe do que o Instagram precisa mais? Mais imagens e vídeos com IA generativa, e o Meta busca atender a isso com algumas atualizações no recurso “Reestilizar” , que facilitarão a edição, a reformulação ou a transformação completa do seu conteúdo no aplicativo.

Como você pode ver nesta sequência de exemplo, usando as opções atualizadas de Restyle do IG, agora você pode editar suas imagens com mais facilidade por meio de prompts de conversação no fluxo.
Conforme explicado pelo Instagram :
“ Quer você queira simplesmente remover um detalhe indesejado da sua história, incluir um elemento lúdico, mudar o clima com um efeito criativo ou começar uma tendência com seus amigos com os adesivos “Adicione Seus”, agora você pode. Renove suas fotos e vídeos no Instagram Stories para fazer edições, grandes ou pequenas, usando a Meta AI. ”
O que na verdade é um bom uso dos recursos de IA, em termos de facilitar o uso de ferramentas de edição como um complemento ao seu próprio conteúdo, em vez de gerar imagens inteiras.
Embora você também possa fazer isso, a atualização foi projetada principalmente como um processo inteligente de edição e revisão, que pode ajudar você a criar visuais mais atraentes e interessantes no aplicativo.
Usando a opção Restyle atualizada, você pode:
- Remova elementos indesejados do fundo
- Adicione elementos extras à cena
- Altere ou personalize qualquer elemento da sua imagem

Então, novamente, ele não foi projetado como um prompt de IA que irá gerar imagens ou vídeos inteiros para você, mas sim como uma ferramenta de edição para personalizar seus próprios uploads, usando a IA como uma ferramenta dentro do seu processo (em vez de ser o processo inteiro em si).
Experimente seu estilo usando efeitos predefinidos como ‘óculos de sol’, ‘jaqueta de motoqueiro’ ou até mesmo ‘roupas pretas’ para transformar seus looks. Ou você pode alterar todo o estilo da imagem para que pareça uma aquarela ou filme noir. Melhor ainda, use essas predefinições como ponto de partida para despertar a criatividade. Você pode aplicar qualquer efeito e, em seguida, digitar as alterações adicionais que deseja fazer para editar seu conteúdo em segundos .
Pode ser um complemento útil, que pode tornar mais interessante compartilhar suas próprias atualizações, sem contribuir para a enxurrada de informações irrelevantes sobre IA que está lentamente tomando conta dos feeds das mídias sociais.
O problema com a negligência da IA é que, para começar, ela é confusa, e as pessoas ficam mais hesitantes em compartilhar qualquer conteúdo sobre o qual não têm certeza, por medo de serem criticadas por não perceberem que é IA.
Mas pesquisas também sugerem que cada vez mais pessoas estão se preocupando com a IA e seus impactos ambientais, além de considerá-la falsa e hipócrita demais. Isso até levou algumas marcas a abandonar a tecnologia em seu marketing e, em um sentido mais amplo, o fluxo de imagens generativas de IA a tornou um fator desestimulante para muitos usuários, que agora estão ampliando cada detalhe para encontrar as rachaduras nas costuras dessas criações.
A melhor maneira de usar as ferramentas de IA mais recentes, em todos os contextos, é como um elemento de assistência. Como complemento ao trabalho humano, as ferramentas de IA podem aumentar a eficiência e ampliar as oportunidades, mas, em geral, não devem ser a solução alternativa para tarefas normalmente realizadas por humanos.
O que também se relaciona ao trabalho criativo, e embora algumas criações de IA possam parecer ótimas, eu diria que é o conhecimento e a habilidade do criador que resultam em um trabalho excelente e ressonante, assistido por IA ou não.
Dessa forma, essas ferramentas podem ser úteis para aumentar a criatividade, por meio de controles simplificados de edição de imagens incorporados ao processo de IG.
Além disso, você também pode usar efeitos predefinidos para suas imagens.

Ao usar o adesivo “Adicione o seu” em suas fotos e vídeos aprimorados por IA, você permitirá que outras pessoas usem as mesmas configurações.

Isso poderia ajudar a desencadear novas tendências com o melhor dessas criações assistidas por IA.
O Instagram também forneceu algumas dicas sobre como criar prompts de IA eficazes para auxiliar no seu processo:
- Assunto (como “adicionar uma coroa no topo da cabeça da menina”)
- Iluminação e ambiente (como “adicionar iluminação dramática”, “ter luz de apenas um flash de paparazzi”)
- Necessidades de composição (como “no canto inferior esquerdo”, “no fundo”)
- Estilo (como “fazer fotorrealista”, “estilo de filme noir”)
- Localização (“no espaço sideral”, “em Paris”)
Portanto, uma linguagem mais específica e orientação para os bots de IA, que lhe darão melhores resultados, ao mesmo tempo em que integrarão ainda mais sua própria criatividade, dando vida à sua visão.