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Pra onde vai a verba do B2B?

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O Brasil costuma ser o ponto focal das multinacionais na América Latina. E o novo estudo “Marketing B2B na América Latina” ¹ trouxe dados interessantes sobre como fazemos marketing B2B por aqui.

Mais internalização, mais controle, mais riscos.

O número de empresas B2B que não contratam agências cresceu. Em 2023, muitas testaram e aparentemente não gostaram. Já no restante da América Latina, as agências são exceção, não regra.

Região 202120232024
Brasil 35%27%42%
LatAm 58%

No que as empresas B2B Investem vs O que acham que dá resultado?

Quando olhamos para onde vai o dinheiro e de onde a percepção de retorno, apaece uma velha conhecida: a tríade conteúdo orgânico nas redes sociais + eventos presenciais + email marketing. É o “santo graal” do B2B.

Categorias2024 Brasil2024 Países Latinos
Marketing de Conteúdo75%69%
Divulgação orgânica em mídias sociais70%63%
Eventos físicos65%58%
Estratégias de e-mail marketing56%59%
Divulgação paga em mídias sociais49%37%
SEO técnico42%24%
Busca Paga39%13%
Assessoria de Imprensa31%13%
Podcasts21%10%
IA Generativa7%10%

Só que, na prática, nem sempre o que se investe é o que gera mais retorno percebido. No Brasil, Google Ads lidera como fonte de retorno percebido. Talvez porque é o que aparece no dashboard. Já no restante da América Latina, o conteúdo orgânico parece mais valorizado. Será que por lá já entenderam que reputação não vem só com performance?

PlataformasBrasil 2024 (variação)América Latina 2024
Google Ads
73%
 (▲ +2 p.p.)
58%
Conteúdo orgânico51% (▼ -7 p.p.)60%
LinkedIn Ads
37% (—)
43%
Instagram32% (= 0 p.p.)31%
Facebook
20% (= 0 p.p.)
16%
Como usar: Talvez o maior desafio do B2B hoje seja criar conteúdo orgânico que una autenticidade e alcance. Sua empresa já está fazendo isso; ou ainda está só postando por postar?

Perfil 2025 do consumidor brasileiro

O estudo “O futuro do consumo no Brasil” propõe uma segmentação psicográfica do consumidor baseada em comportamentos, valores e motivações de compra. E um dado chama atenção: a liderança do consumo consciente está nas mãos da Geração Z e das classes D. Sustentabilidade deixou de ser discurso premium e passou a ser prática cotidiana de quem sente, na pele, os impactos do sistema.

Perfil de ConsumidorDescriçãoTotalMais predominante em
Consumidor ExperiencialValoriza viagens, eventos e experiências marcantes20%Gen Y (22%), Gen X (21%), Classe B (32%)
Consumidor TradicionalPrefere marcas conhecidas e mantém hábitos antigos18%Boomers (25%), Classe D (20%)
Consumidor ConscienteDá preferência a marcas sustentáveis e com responsabilidade social17%Gen Z (19%), Classe D (22%)
Consumidor InovadorAtrai-se por novas tecnologias e produtos modernos15%Classe A (25%)
Consumidor PersonalizadoBusca produtos feitos sob medida ou personalizados12%Gen Z (15%), Classe B e C (13%)
Consumidor Local
Prefere comprar de pequenas empresas e do comércio local
11%Classe D (17%)
Não se identifica com nenhum perfilNão se reconhece em nenhum dos perfis descritos acima8%Boomers (14%), Classe D (13%)
Além de trazer um perfil psicográfico do consumidor brasileiro, o estudo mostrou que talvez estejamos perdendo a mão nos anúncios.

Apenas 25% consideram que as comunicações ajudam no processo de compra;

  • 46% dizem que “depende”, às vezes ajuda, às vezes atrapalha.
  • 13% afirmam que ficam mais confusos com o excesso de informação
  • 5% dizem que não faz diferença, as mensagens não influenciam suas decisões.

O excesso de publicidade não está gerando clareza. Está gerando ruído.