Tendências e estratégias em redes sociais para empresas: Novas e velhas perspectivas de investimento
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Um cenário digital em constante evolução, as redes sociais desempenham um papel vital na vida das pessoas e naturalmente no marketing de empresas em todo o mundo.
Enquanto plataformas consolidadas, como Facebook e Instagram, continuam a ser fundamentais, surge a questão: vale a pena investir em redes sociais antigas que buscam ressurgir, como o saudoso Orkut? E o que dizer das mudanças de marca, como a recente transformação do Twitter em X? Além disso, as novas redes sociais de vídeo, como Tik Tok e Kawai, são oportunidades que merecem atenção especial de empresas ou são somente dancinhas?
É isso que vamos descobrir hoje.
E falando em descobrir, você já deve ter ouvido falar em renascimento na época da escola, correto?
Mas duvido que tenha escutado falar do Renascimento do finado Orkut.
Recentemente observamos uma tendência interessante: redes sociais antigas buscando uma segunda chance no mercado.
Um exemplo notório é o Orkut, que, após sua aposentadoria em 2014, anunciou sua intenção de retornar com força total. Qualquer brasileiro que utilizou internet nos anos 2000 sabe o quanto o Orkut foi grande por aqui.
O início do seu retorno aconteceu em 2022 e adivinha só, eles resolveram anunciar aqui no Brasil!
Nostálgico? Talvez. Mas não a ponto de motivar empresários a explorarem essas plataformas. Até porque, toda verba de mídia busca onde estão as atenções e dificilmente alguém conseguirá chamar mais a atenção da audiência cobiçada pelas marcas do que as redes sociais relacionadas ao Meta e/ou ao Google.
Um caso diferente de retorno e tentativa de revolução foi a última do Twitter.
A mudança de marca do Twitter para X foi uma jogada ousada que gerou considerável discussão entre os usuários. A transformação não foi apenas estética; representou uma mudança na abordagem da plataforma em relação ao conteúdo e à interação.
O Twitter, agora X, pode oferecer uma nova dinâmica para alcançar públicos específicos para o seu negócio, por exemplo.
Ainda assim, não é considerada como o melhor canal de aquisição no Brasil, por se tratar de uma rede de baixa retenção de audiência e difícil conversão de usuário.
Já tem gente nova chegando de forma diferente e criando tendência. É o caso das redes sociais de Vídeos verticais: TikTok e Kawai.
As novas tendências em redes sociais estão fortemente inclinadas para o conteúdo de vídeo, com plataformas como Tik Tok e Kawai, conquistando milhões de usuários diariamente.
Apesar de serem redes muito parecidas, elas falam de forma diferentes com públicos completamente diferentes no Brasil. O Kawai se relaciona muito bem com o público C e D. Já o Tiktok é a rede social de maior retenção e que tem a geração X na mão.
Muitos acreditam que se trata de uma rede social apenas de dancinhas, e acabam não investindo nesses canais. Só que contra esses argumentos existem dados que ancoram outras decisões. Como por exemplo saber que 74% da Geração Z usa o TikTok para suas buscas. Qual será o efeito disso no consumo em 5, 10 e 20 anos? Se você vende para essa geração, e sua marca não está no TikTok, você está errando o alvo. E 1 centímetro hoje, será 1 quilômetro amanhã. Não é verdade?
Ao decidir investir em redes sociais, é importante personalizar as estratégias de anúncios. E para isso é necessário que você tenha em mente de forma clara quem é o seu público e como ele gostaria de se comunicar com sua marca em um ou mais canais.
As escolhas estratégicas para empresas são inúmeras. Porém, mais do que se preocupar em errar na escolha da rede, é pensar qual a melhor maneira de errar mais rápido. Com essa mentalidade é possível fazer os ajustes necessários para o sucesso das suas campanhas de marketing em qualquer ambiente digital.
No universo em constante expansão das redes sociais, escolher onde investir é uma decisão estratégica. O ressurgimento ou reposicionamento de redes antigas podem confundir inclusive sua decisão. Mas a pergunta que sempre vai ser o seu horizonte não está na rede social e sim na sua empresa. E essa pergunta muda todo o contexto das suas ações de Marketing Digital.
Para onde o meu cliente está olhando agora?
Com essa identificação, focada no cliente, você pode não apenas alcançar seus públicos-alvo, mas também criar conexões duradouras em um mundo digital em constante evolução.