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TikTok adiciona novo objetivo de campanha “Consideração de Marca”

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Nova configuração é mais alinhada com a jornada não linear.

Durante anos, as estratégias de marketing enfatizaram a construção de reconhecimento no topo do funil e a geração de conversões na base. A fase de consideração — em que os usuários comparam opções e formam suas preferências de marca — tem sido frequentemente negligenciada. No entanto, essa fase de consideração desempenha um papel crucial na formação das decisões do consumidor e na percepção da marca.

No TikTok, 28% dos usuários em fase de consideração de uma marca têm maior probabilidade de preferi-la em relação aos concorrentes [1]. Eles também geram resultados comerciais tangíveis — contribuindo com 46% do valor bruto de merchandising (GMV), convertendo até 14 vezes mais do que o público em fase de reconhecimento [2].

(Fontes: [1] Análise do TikTok Market Scope, média de clientes piloto em todo o Sudeste Asiático. 2024 Jan – Dez. [2] Análise do TikTok Market Scope, em todo o Sudeste Asiático, 2025 Fev-Mar. Resultados relatados com significância >95%.)

Apesar disso, muitas campanhas continuam a ignorar essa fase, concentrando-se em amplo alcance ou buscando conversões diretamente. Isso resulta em oportunidades perdidas, gastos com mídia ineficientes e menor impacto geral.

A introdução da Consideração de Marca marca um passo significativo na resolução de um desafio de longa data no marketing digital: identificar e engajar usuários que estão avaliando ativamente ”, disse Andy Yang, Diretor Global de Criação e Anúncios de Marca do TikTok . “ Ao trazer à tona esses momentos de alta intenção, as marcas podem agir com mais precisão e confiança, fazendo com que os gastos rendam mais e a estratégia se aprofunde. ”

O que é consideração de marca?

Consideração da Marca é um novo objetivo de campanha no TikTok, criado para ajudar as marcas a aumentar seu público de alta intenção — usuários que já demonstram sinais significativos de exploração e engajamento. Esses públicos são identificados por meio de um índice de mais de oito comportamentos na plataforma, como comentários, buscas no aplicativo, compartilhamentos de conteúdo, seguidores e cliques em cartões de produtos — todos rastreados nativamente no ecossistema do TikTok.

A consideração de marca também aproveitará os sinais orgânicos e pagos próprios do TikTok em conteúdo gerado por usuários, marcas e profissionais para criar segmentos de público dinâmicos que reflitam o interesse em tempo real.

Por que agora: uma mudança no comportamento do consumidor e na pressão do marketing

Os consumidores raramente convertem após um único ponto de contato. Uma descoberta no TikTok geralmente inicia uma jornada — assistir às avaliações dos criadores, ler comentários, pesquisar a marca ou salvar conteúdo para mais tarde. Durante a fase de consideração, os usuários avaliam ativamente suas opções, aproximando-se cada vez mais da tomada de decisão. Para os profissionais de marketing, esse período traz uma pressão adicional para maximizar a eficácia de cada centavo gasto. Os orçamentos devem gerar maior impacto com resultados consistentes, mantendo a eficiência e a previsibilidade do Custo por Consideração (CPCo).

A Consideração de Marca aborda diretamente esse desafio ao permitir que as marcas segmentem usuários com alta intenção, reduzam o CPCo e liberem um desempenho de funil completo mais sustentável.

A prova: escalando públicos de alta intenção de forma sustentável

A consideração de marca provou ser uma solução poderosa para aumentar públicos de alta intenção e gerar resultados comerciais significativos, como evidenciado por campanhas bem-sucedidas em toda a região.

Na Indonésia, a Consideração da Marca foi um componente essencial da estratégia de uma marca líder de beleza para expandir seu público de funil intermediário. Ao redirecionar o foco do orçamento para a Consideração da Marca, a marca alcançou um aumento de 10% em novos públicos de consideração , superando também benchmarks importantes — incluindo uma redução de 46% no CPCO e um aumento de 72% na eficiência na aquisição de públicos de consideração.

Da mesma forma, na Tailândia, outra marca aproveitou a Consideração de Marca para expandir seu público de usuários intermediários, que avaliavam ativamente suas opções. Ao utilizar a Consideração de Marca e os Anúncios da Loja, a marca expandiu efetivamente o alcance e superou significativamente os benchmarks do setor — alcançando um CPCO 22,5% menor e um aumento de 18,5% na eficiência na aquisição de público de consideração .

Ambas as marcas aproveitaram a narrativa dos criadores nativos do TikTok para envolver usuários de público com alta intenção, demonstrando como a consideração da marca pode gerar um engajamento mais forte e uma ótima eficiência de campanha.

Esses resultados reforçam um ponto simples: quando as marcas se conectam com o público certo no momento certo, o desempenho aumenta — de forma eficiente e sustentável.

Uma vantagem de funil completo, somente no TikTok

A Consideração de Marca oferece às marcas uma maneira eficiente e eficaz de engajar os usuários em toda a jornada do cliente — da descoberta à decisão. Isso inclui a etapa de consideração, que costuma ser a mais difícil de alcançar, mas é crucial para impulsionar os resultados.

O que diferencia o TikTok é como os profissionais de marketing podem conquistar o momento de consideração explorando todo o poder do seu ecossistema:

  • Escopo de Mercado do TikTok : Acompanhe o crescimento do público com alta intenção de compra e otimize a estratégia com análises em tempo real e mensuração completa do funil de vendas disponíveis na plataforma proprietária de mensuração e diagnóstico. Compare a penetração da consideração, identifique novos segmentos de público com alta oportunidade, analise o impacto dos investimentos em criadores e mídia e muito mais.
  • Criativos : Soluções como o pacote TikTok Symphony ajudam as marcas a produzir conteúdo eficaz e de alta qualidade rapidamente usando soluções com tecnologia GenAI.
  • Criadores: O TikTok One Creator Marketplace facilita a colaboração com criadores que podem compartilhar histórias de marca autênticas e gerar um engajamento mais profundo.

O Brand Consideration foi criado para ajudar as marcas a irem além da visibilidade e entregar resultados mensuráveis.

Como começar

A Consideração de Marca agora está disponível no Gerenciador de Anúncios do TikTok para anunciantes inscritos no TikTok Market Scope. Não há gasto mínimo, tornando-a acessível para marcas de todos os tamanhos.

Uma vez integradas, as marcas podem esperar:

  • Aumentar o público com alta intenção no estágio de consideração — fortalecendo a relevância da marca a montante e aumentando a eficiência de conversão a jusante.
  • Usando insights em tempo real do Market Scope para monitorar o crescimento do público de consideração e otimizar o desempenho da campanha em todo o funil.
  • Aproveitando o ecossistema completo do TikTok — da produção criativa escalável à narrativa autêntica do criador — para entregar qualidade com rapidez, gerar ressonância mais profunda e maximizar o impacto.

As marcas podem entrar em contato com seus parceiros clientes do TikTok para começar.